terça-feira, março 12

Limoeiro


Nesses dias o que lhe restava era recordação do limoeiro no jardim. A ele, que nunca saíra da cidade e só distinguia os pombos e pardais dos restantes pássaros.  Nesses dias, em que a cor de chumbo do tempo, do que passava nos relógios também, descia aos últimos andares dos prédios, restava-lhe essa recordação, que nunca fora sua mas sim da sua mãe, de um limoeiro ao fundo de um quintal. A mãe sentava-se no banco de cozinha, onde passajava as meias e lhe falava do cheiro dos limões, dos alforges do burro, do sino da igreja, das pessoas cujos nomes eram as suas histórias. Histórias que terminavam quando guardava o ovo de madeira dentro do cesto. Depois escrevia-lhe num pedaço de papel a  meia dúzia de coisas que teria de trazer da mercearia. Ela que se esquecera com o tempo quando usar os esses ou  a cedilha. Se chovesse, enquanto vestia o casaco de fazenda voltada,  pedia, fala-me do baloiço no limoeiro, a mãe sorria, e as palavras delas soavam a gravilha debaixo dos pés, e ao fundo do caminho, daquele caminho que fica por detrás dos olhos ele recordava o limoeiro, enquanto a chuva da cidade pingava pelas pontas de metal do guarda-chuva.

Bolo de limão



Para o bolo

250g de açúcar
5 ovos
250g de farinha
1 colher de chá de fermento
125g de manteiga derretida
Raspa e sumo de 2 limões
1 chávena de lemon curd

Para a calda
100ml de sumo de limão
100 ml de água
175g de açúcar

Para a glace

4 colheres de sopa de açúcar em pó
2-3 colheres de sopa de limoncello


Pré-aqueça o forno a 180º. Bata os ovos inteiros com o açúcar. Junte o sumo e a raspa. Deite a manteiga derretida e bata bem. Envolva no fim, a farinha, com o fermento. Leve ao forno numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, durante cerca de 30 minutos ( ou até que, espetando um palito no bolo, este saia limpo). Retire o bolo do forno e deixe arrefecer.
Leve o sumo de limão, a água e o açúcar ao lume e deixe ferver em lume brando por 10 minutos.
Corte o bolo ao meio e verta a calda sobre as duas metades. Recheie com o lemon curd.
Misture o açúcar em pó com o limocello cubra o topo do bolo com este glace.


14 comentários:

Lenita disse...

Olá,
Sei que quando aqui venho sempre me repito... na verdade não me ocorre como te dizer por outras palavras que não sei ao certo o que mais me delicia, se as receitas se os textos! Ainda bem que não tenho que escolher e posso regalar-me com ambos!
Hoje levo comigo o aroma e a cor dos limões, feitos de bolo e recordações.
BJs

Tuquinha disse...

Tal como a Lenita sempre que aqui venho não passo sem os textos e delicio-me com as receitas.
Por isso, Obrigada

Mena Lopes disse...

Esta conversa dos limões, fez me lembrar o Meu pé de Laranja Lima!! É um encanto passar aqui e tu sabes! Primeiro "enganas-nos" com as palavras, e depois para rematar sempre um bolinho fantastico! Saio duplamente deliciada, como sempre!
Beijinhos,
Mena.

Cozinhar sem Lactose disse...

Adoro bolos de limão! Então com o recheio de lemon curd... Mnham, mnham!

maria disse...

Deste já fiz copy/paste da receita. Adorei. O meu pai tem um limoeiro, os limões estragam-se todos, portanto vou tentar fazer o bolo.

A foto é uma delícia :)

vanessa disse...

Tanto o texto como o bolo estão maravilhosos! a receita é para guardar de certeza :)

pedra de sal disse...

Que delicia... Adoro bolos húmidos de limao... Hummmm

Babette disse...

Ao Pedro faria bem uma fatia de bolo de limão ;)
Babette

Unknown disse...

Que delícia de texto e receita. Levo a receita para experimentar.

Blondewithaphd disse...

eu também faço bolo de limão. Mas entre este e o meu... Tadito do meu.

Petiscos e Miminhos disse...

uau, o aspecto desse bolo é inacreditável!
amanhã vou comprar limões :))

Leonor disse...

Nada a ver com a óptima receita e texto, Cristina, mas aqui está a minha participação:
http://almaepalato.blogspot.pt/2013/03/com-as-maos-pavlova.html

Muitos beijinhos e obrigada pelo encorajamento.

Isabel Figueiredo disse...

Fico sempre dividida entre o texto e a receita. Gosto de te ler!
O bolo é delicioso
Bjns
Isabel

Unknown disse...

muito bom,vou definitivamente experimentar...beijinho